Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Inclusão e Atualização
O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, possibilitando identificar e selecionar as famílias que se enquadram nos critérios para serem beneficiarias de programas sociais.
Alguns dos programas sociais que utilizam o Cadastro Único para seleção de beneficiários são:
A inclusão ou atualização no CadÚnico é realizada por meio de entrevista presencial, onde é feito o registo no sistema do CadÚnico de informações sobre a composição familiar, a renda, a moradia, a escolaridade e outras informações relevantes, devendo essas informações serem prestadas por um representante da família (RF).
Para o CadÚnico a família é composta por todas as pessoas que moram no mesmo domicilio e que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar, sendo que todas devem estar inclusas no mesmo cadastro e um dos integrante maior de 16 anos deve ser o Responsável Familiar (RF).
O CadÚnico deve ser atualizado sempre que houver alterações prestadas na ultima entrevista ou, caso não haja alterações, em no máximo dois anos.
As inclusões e atualizações são realizadas presencialmente no Dep. de Ação Social e nos CRAS I Tibiriçá, CRAS II Paraiso, CRAS III Teto.
Os atendimentos são realizados por agendamento prévios de dia e horário no Dep. de Ação Social ou pelo telefone (14) 3305-9056.
Informações presencialmente e agendamento por telefone.
Departamento de Ação Social – (14) 3305-9056
Departamento de Ação Social – (14) 99641-3556
A inclusão ou atualização do CadÚnico será agendada para atendimento presencial em um dos locais a seguir:
Famílias com renda per capta de até ½ salario mínimo ou superior caso esteja vinculada a algum programa social.
Para o CadÚnico, a família é composta por todas as pessoas que moram no mesmo domicilio e que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar.
Documentos originais obrigatórios:
Para o Responsável Familiar (RF):
Para os demais integrantes da família:
No caso da pessoa possuir Curatela, Tutela, Guarda ou Procuração é necessário apresentar, além dos documentos acima, seus próprios documentos e o documento que comprove uma dessas representações legais.
O atendimento é realizado através de agendamento prévio e o tempo médio para a realização da entrevista é de sete dias.
No dia e horário agendado o CadÚnico leva em média 40 minutos para ser incluso ou atualizado.
O agendamento do dia e horário é feito no momento do contato presencial no Departamento de Ação Social ou por telefone.
O Governo Federal disponibiliza nos sites https://www.gov.br/mds/pt-br/cadunico, https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia e https://www.gov.br/mds/pt-br todas as informações e links para consultas e demais informações sobre APPs para celular, o CadÚnico, o Programa Bolsa Família e outros programas sociais.
Departamento de Ação Social – Rua Ferreira Bonametti, 04, Vila Laino, CEP: 18803-006
Departamento de Ação Social – Rua Ferreira Bonametti, 04, Vila Laino, CEP: 18803-006