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Carta de Serviços | Assistência Social

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – Inclusão e Atualização

O Cadastro Único (CadÚnico) é um sistema que reúne informações sobre as famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social, possibilitando identificar e selecionar as famílias que se enquadram nos critérios para serem beneficiarias de programas sociais.

Alguns dos programas sociais que utilizam o Cadastro Único para seleção de beneficiários são:

  • Programa Bolsa Família (PBF);
  • Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE);
  • Beneficio de Prestação Continuada (BPC);
  • Programa Auxilio Gás dos Brasileiros (PAGB);
  • Carteira da Pessoa Idosa;
  • Carteira ID Jovem;
  • entre outros.

A inclusão ou atualização no CadÚnico é realizada por meio de entrevista presencial, onde é feito o registo no sistema do CadÚnico de informações sobre a composição familiar, a renda, a moradia, a escolaridade e outras informações relevantes, devendo essas informações serem prestadas por um representante da família (RF).

Para o CadÚnico a família é composta por todas as pessoas que moram no mesmo domicilio e que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar, sendo que todas devem estar inclusas no mesmo cadastro e um dos integrante maior de 16 anos deve ser o Responsável Familiar (RF).

O CadÚnico deve ser atualizado sempre que houver alterações prestadas na ultima entrevista ou, caso não haja alterações, em no máximo dois anos.

As inclusões e atualizações são realizadas presencialmente no Dep. de Ação Social e nos CRAS I Tibiriçá, CRAS II Paraiso, CRAS III Teto.

Os atendimentos são realizados por agendamento prévios de dia e horário no Dep. de Ação Social ou pelo telefone (14) 3305-9056.

Informações presencialmente e agendamento por telefone.

Departamento de Ação Social – (14) 3305-9056

Departamento de Ação Social – (14) 99641-3556

A inclusão ou atualização do CadÚnico será agendada para atendimento presencial em um dos locais a seguir:

  • Departamento de Ação Social – Rua Ferreira Bonametti, 04, Vila Laino, CEP: 18803-006
  • CRAS I Tibiriçá – Rua Jose Domingues Ferreira, 53, Conj. Hab. Sergio Garcia, CEP: 18810-696
  • CRAS II Paraiso – Avenida das Acácias, 100, Vila Maria, CEP: 18803-120
  • CRAS III Teto – Praça dos Expedicionários, SN, Conj. Hab. Augusto Morini, CEP: 18808-076

Famílias com renda per capta de até ½ salario mínimo ou superior caso esteja vinculada a algum programa social.

  • Departamento de Ação Social – de segunda-feira a sexta-feira das 8:00h as 17:00h
  • CRAS I Tibiriçá – de segunda-feira a sexta-feira das 7:00h as 16:00h
  • CRAS II Paraiso – de segunda-feira a sexta-feira das 7:00h as 16:00h
  • CRAS III Teto – de segunda-feira a sexta-feira das 7:00h as 16:00h

Para o CadÚnico, a família é composta por todas as pessoas que moram no mesmo domicilio e que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas pela unidade familiar.

Documentos originais obrigatórios:

Para o Responsável Familiar (RF):

  • CPF, Titulo de Eleitor, RG, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento;
  • Documento com foto; e
  • Comprovante de Endereço (preferencialmente a Conta de Energia Elétrica).

Para os demais integrantes da família:

  • CPF, RG, Certidão de Nascimento, Titulo de Eleitor e Carteira de Trabalho.

No caso da pessoa possuir Curatela, Tutela, Guarda ou Procuração é necessário apresentar, além dos documentos acima, seus próprios documentos e o documento que comprove uma dessas representações legais.

O atendimento é realizado através de agendamento prévio e o tempo médio para a realização da entrevista é de sete dias.

No dia e horário agendado o CadÚnico leva em média 40 minutos para ser incluso ou atualizado.

O agendamento do dia e horário é feito no momento do contato presencial no Departamento de Ação Social ou por telefone.

O Governo Federal disponibiliza nos sites https://www.gov.br/mds/pt-br/cadunico, https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/bolsa-familia e https://www.gov.br/mds/pt-br todas as informações e links para consultas e demais informações sobre APPs para celular, o CadÚnico, o Programa Bolsa Família e outros programas sociais.

Departamento de Ação Social – Rua Ferreira Bonametti, 04, Vila Laino, CEP: 18803-006

Departamento de Ação Social – Rua Ferreira Bonametti, 04, Vila Laino, CEP: 18803-006